Salesópolis uma Ilha de Paz

Taiacupeba - Salesópolis

Salesópolis é a cidade mais pacata da Região Metropolitana de São Paulo


A cidade de Salesópolis é uma “ilha de paz” na região Metropolitana de São Paulo. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) de São Paulo  o município não registrou sequer um homicídio doloso (quando há intenção de matar) em seu território, cenário que vai na contramão do que acontece no resto do Estado de São Paulo. No caso de furto e roubo de veículos, o título de cidade pacata só se concretiza: apenas sete veículos foram furtados e um foi roubado no ano passado.

Localizada a aproximadamente 120 quilômetros da capital e com 16.104 habitantes segundo dados do Instituito Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “Salé”, como é carinhosamente chamada pelos moradores, não só zerou o indicador de violência, como superou o que havia registrado no ano anterior, quando uma morte dolosa foi registrada. 

Com zero casos de homicídio, a cidade é seguida por São Lourenço da Serra  - além de Rio Grande da Serra, Biritiba Mirim e Guararema, todas com três casos de homicídio. 

Salesópolis também se destaca em outros indicadores criminais. No ano, apenas sete veículos foram furtados e um foi roubado no município. Segundo as autoridades policiais locais, os casos só foram registrados porque “a ocasição faz o ladrão”. Em 42% dos casos, o veículo só foi furtado porque o proprietário deixou a chave no contato, tamanha despreocupação com a violência.

“Eu me lembro de ter atendido um caso em que o proprietário de uma moto havia entrado no bar para comprar um cigarro. Ele estacionou a moto em frente ao estabelecimento e deixou ela ligada com a chave no contato. Um homem alcoolizado passou e pegou a moto para dar uma volta. No fim das contas, nem podíamos considerar um furto. Foi, no máximo, um furto de uso”, detalhou o delegado titular de Salesópolis, Ricardo Glória.

Algumas características sociais, segundo o delegado, contribuem para o cenário de paz na cidade. “A população é pequena, em sua maioria é rural e não há expansão urbana. Tudo isso influência. As pessoas são humildes, trabalham em áreas rurais. São mais tranquilas”, defendeu.

Essa tranquilidade afeta diretamente no comportamento das pessoas, segundo o delegado. “Com certeza a sensação de segurança influencia. As pessoas esquecem de trancar o veículo, o portão de casa. Eventualmente acontece uma situação assim”, disse.

Conheça Bairros pelo Brasil

CONTINENTAL

JARDIM SANTA CAROLINA

PRAIA DO CANTO

CAMPESTRE

CONCORDIA

REPRESA

MANOEL VALINHAS

CAPãO DA IMBUIA

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.