BAIRRO VILA MARIANA

Vila Mariana - São Paulo

Vila Mariana, um bairro completo e histórico.

Você já parou para listar as vantagens de morar na Vila Mariana? São tantas as qualidades que fica até difícil resumir. Com uma população de escolaridade e poder aquisitivo, este tradiconal bairro paulistano oferece variada gama de serviços e uma mobilidade invejável. Pertinho do Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista, gastronomia, cultura e vida universitária convivem com a maior concentração de consultórios médicos de São Paulo devido à presença de centros de referência como o Complexo do Hospital São Paulo, do Instituto Dante Pazzanese e o Hospital do Servidor Público Estadual, além da rede de saúde particular. O local abriga ainda o tradicional Colégio Marista Arquidiocesano, um campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Belas Artes e a Escola Superior de Propaganda e Marketing, cercadas pelo animado circuito de bares, restaurantes e loja da Rua Joaquim Távora.

Conhecendo um pouco da história do bairro.
A localização estratégica sempre foi o mote do bairro, que nasceu em 1782 no espaço entre o ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino. Foram muitas as disputas de território, mudanças de nome e influências culturais ao longo dos séculos. Primeiramente chamado de Cruz das Almas devido a uma grande cruz erguida em memória de dois irmãos tropeiros assassinados por ladrões. O local recebeu ainda a alcunha de Colônia após a chegada do italianos da Mântua, em 1878, e ainda ficou conhecido como Mato Grosso com a formação de novas chácaras nas proximidades da então Estrada do Vergueiro, que viria a tornar-se o principal caminho para Santos.
Em 1886, foi a vez da estrada de ferro que ligava o bairro da Liberdade à Santo Amaro passar por ali, trazendo o desenvolvimento comercial, industrial e de serviços que tanto caracterizou a Locomotiva do Brasil. Mariana era o nome da esposa do engenheiro construtor Alverto Kuhlman. Encrustada no centro-sul da cidade, próxima à Avenida Paulista, a Vila Mariana ganhou ainda mais importância e prestígio com a inauguração do Instituto Biológico (1933), da Escola Paulista de Medicina (1933), do aeroporto de Congonhas (1936) e do Parque do Ibirapuera (1954) nas proximidades.
Hoje, obras modernistas como a casa do arquiteto Gregori Warchavchik, construída em 1928, contrastam com casarões sóbrios ainda intactos e edifícios residenciais e comerciais com cara de século 21.

Conheça Bairros pelo Brasil

HORTO FLORESTAL

BATEL

MARAMBAIA

JARDIM AMéRICA

ILHA DO RETIRO

BROOKLIN PAULISTA

CENTRO

PASSARé

CENTRO

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.